Divulgação Seleção brasileira de futsal nunca perdeu para Portugal (foto) |
Dos quatorze atletas convocados pelo técnico canadense Jorge Braz, mais da metade estiveram na última Copa do Mundo, onde Portugal sofreu apenas uma derrota – 3 a 1 para o selecionado italiano. Ricardinho, Leitão, Arnaldo, Gonçalo e Joel Queirós são alguns dos destaques do elenco que estará frente a frente com os brasileiros.
Atual vice-campeã européia, a seleção portuguesa já está classificada para a fase final da UEFA Futsal Euro 2012, que será disputada na Croácia em fevereiro do próximo ano. Depois de conquistar o primeiro lugar na fase classificatória (3 jogos/3 vitórias), Portugal sonha agora com o título. Porém, antes, a equipe tentará no final desta temporada conquistar a vaga no Mundial da Tailândia 2012.
Apesar da boa fase, o histórico de confrontos contra a seleção brasileira não é nada positivo para os europeus. Ao todo, desde o primeiro confronto em 1987, foram realizadas dezesseis partidas e Portugal nunca venceu o Brasil. São quatorze vitórias dos sul-americanos e dois empates. Aliás, a maior goleada sofrida pelos lusitanos em sua história foi para o escrete canarinho, no Mundial da Guatemala 2000, por 8 a 0. A última vez em que eles se enfrentaram foi em outubro de 2009, novamente em Portugal, vitória brasileira pelo placar de 3 a 1.
Assim como os brasileiros, os portugueses vêem de vitórias nos seus últimos testes. Enquanto os comandados de Marcos Sorato superaram os uruguaios em São Carlos (SP), 4 a 0 e 9 a 2, os portugueses passaram por cima dos japoneses no Distrito de Vila Real, em Portugal, por 6 a 1 e 3 a 2.
Antes do primeiro duelo contra a seleção brasileira (as duas partidas serão no Pavilhão Multidesportos Dr. Mário Mexia - Coimbra), o técnico Jorge Braz comandará três treinos com bola. A apresentação oficial do plantel português está confirmada para este domingo (10), no Hotel Tryp Coimbra. Já o Brasil estará com todo seu grupo reunido somente na segunda-feira.
Convocação lusa para os amistosos contra o Brasil:
- Goleiros: André Sousa, Bebé e João Benedito;
- Fixos: Gonçalo e João Matos;
- Alas: Arnaldo, Bruno Coelho, Ricardo Fernandes, Cardinal, João Queirós, Marinho, Ricardinho e Pedro Cary;
- Pivô: Leitão.
Técnico: Jorge Braz