sábado, 21 de abril de 2012

Surpresa, Paraguai tira o Brasil da final das Eliminatórias contra a Argentina

O Brasil está fora da decisão das Eliminatórias Sul-Americanas do Mundial de Futsal. Na segunda semifinal do torneio, o Paraguai derrotou o Brasil na prorrogação por 5 a 3, neste sábado, em Gramado (RS), e garantiu vaga na final, contra a Argentina, neste domingo, às 12h. Ao Brasil resta disputar o terceiro lugar contra a Colômbia, às 9h deste domingo. O SporTV transmite os dois jogos ao vivo.
Brasil, Argentina, Paraguai e Colômbia já estavam classificados para o Mundial de Futsal, que acontece em novembro, na Tailândia. Os quatro semifinalistas das Eliminatórias garantiram a vaga na competição.
O jogo começou com muita catimba. Logo no primeiro minuto, o brasileiro Neto e o paraguaio Rene Villalba dividiram forte na lateral e trocaram empurrões. O árbitro apenas apartou a confusão. O Brasil respondeu na bola e, aos três minutos, abriu o placar com Jackson, aproveitando passe de Valdin.
Aos cinco, Valdin, por muito pouco, não marcou o segundo. Em troca de passes rápida, a bola chegou ao camisa 10, que finalizou na frente de Lilo Espinola. O goleiro salvou como pôde. O Paraguai não se entregou e conseguiu o empate aos cinco. Em arrancada fulminante, Yiyi Ayala colocou no canto direito de Franklin, fazendo 1 a 1.
futsal rotella paraguai brasil (Foto: Zerosa Filho / CBFS)Paraguaios comemoram mais um gol na vitória sobre o Brasil (Foto: Zerosa Filho / CBFS)
A partida seguiu movimentada. Rodrigo, em cobrança de falta, aos sete, obrigou Espinola a voar no ângulo direito para espalmar para fora. Pouco depois, o Paraguai conseguiu o seu segundo gol em uma falha de Franklin. Em cobrança de escanteio de Fabio Arguello, o goleiro brasileiro se atrapalhou e colocou a bola para dentro do próprio gol.
Falcão, aos nove, tentou empatar o duelo em toque de letra, assim como Cabreúva, aos dez, que limpou a marcação e bateu em cima de Espinola. O Brasil seguia insistindo nas jogadas pelo meio. Aos nove, Pixote chutou rasteiro e acertou a trave.
futsal Rodrigo brasil paraguai  (Foto: Zerosa Filho / CBFS)Rodrigo tenta superar a forte marcação forte
marcação paraguaia (Foto: Zerosa Filho/CBFS)
Quatro minutos depois, o Paraguai teve uma grande chance com Rene Villalba, que recebeu lançamento sozinho, na frente, mas foi desarmado por Franklin, que saiu em seus pés. Os paraguaios seguiam explorando o contra-ataque e, a três minutos do fim, Cholo Salas obrigou o goleiro brasileiro a fazer nova defesa. Nos segundos finais, Sinoê tocou na saída de Espinola, mas Alfredo Balbueno salvou em cima da linha o que seria o empate do Brasil.
A seleção brasileira voltou para o segundo tempo pressionando. Com um minuto e meio, Falcão já tinha carimbado o travessão paraguaio. Aos dois, Jé fez o pivô na entrada da área, mas finalizou em cima de Espinola. Segundos depois, o fixo Ciço - que entrara após o intervalo -, conseguiu o gol de empate do Brasil, acertando uma bomba pelo lado esquerdo do ataque.
O Paraguai acordou após o gol sofrido e passou a sair mais para o jogo. Aos cinco, Rotella obrigou Franklin a fazer grande defesa, cobrando falta no ângulo. Um minuto depois, Falcão driblou na intermediária e bateu para a difícil defesa de Espinola. Jé, por muito pouco, não conseguiu pegar o rebote.
Aos nove, Falcão foi puxado por Santander dentro da área, mas o árbitro não marcou pênalti. Um minuto depois, o camisa 12 tentou marcar de bicicleta, mas errou o alvo por pouco. Aos 13, foi a vez de Cabreúva tentar o gol, avançando pela lateral esquerda e batendo no canto de Espinola, que tirou a bola com a ponta dos dedos. O corintiano também teve boa oportunidade aos 15. Após receber sozinho na entrada da área, Cabreúva tocou em cima do arqueiro paraguaio.
A seleção brasileira seguia buscando o gol a todo custo. Faltando três minutos para o fim do tempo regulamentar, Jackson acertou mais uma na trave. O Brasil seguiu pressionando até zerar o cronômetro, mas a partida acabou indo mesmo para a prorrogação.
No tempo extra, foi a seleção brasileira quem chutou em gol pela primeira vez, com Ciço, aos dois. Segundos depois, o Brasil promoveu um verdadeiro bombardeio, finalizando três vezes seguidas na área paraguaia, a última com Falcão, que errou o alvo por pouco. A dois minutos do fim da primeira etapa, o camisa 12 carimbou o travessão, na terceira bola na trave do Brasil na partida.
O excesso de oportunidades perdidas resultou em castigo para a seleção. Nos segundos finais, Oscarcito puxou contra-ataque e tocou na saída de Franklin: 3 a 2 para o Paraguai. Jogando com Falcão como goleiro-linha, o Brasil aumentou a pressão no segundo tempo da prorrogação, mas a ousadia acabou castigada. Para fechar o caixão brasileiro, Fabio Alcaraz marcou duas vezes aproveitando a ausência do goleiro, fazendo 5 a 2. Ainda deu tempo de a seleção dominuir com Jé, mas foi insuficiente para o Brasil.
*O repórter viaja a convite da Confederação Brasileira de Futsal

Seleção Brasileira goleia e termina 1ª fase com melhor campanha



Zerosa Filho / CBFS

Jackson foi um dos destaques da Seleção contra o Chile
A Seleção Brasileira terminou a primeira fase da Eliminatória Sul-Americana com 100% de aproveitamento e goleando em todos os jogos. A vítima na noite desta quinta-feira (19) foi o Chile, que levou de 10 a 0 no Ginásio Perinão, em Gramado (RS).

Comandando as ações desde o apito inicial, o Brasil não demorou para abrir o placar. Depois de longa troca de passes, Jé recebeu lançamento e bateu cruzado, marcando o primeiro da Seleção aos 6. A estrela do pivô voltou a brilhar em uma grande jogada individual. Aos 9, Jé recebe a bola na entrada da área, ajeita para a perna esquerda e manda uma bomba, sem defesas para Oscar.

O quarteto brasileiro seguiu melhor em quadra e comprovou o domínio com mais um gol. Jackson lançou para Valdin e o camisa 9 da Seleção tocou bonito, na saída do goleiro para aumentar o placar. A goleada do primeiro tempo é selada com Pixote. O jogador recebe passe preciso de Valdin e fica livre para marcar mais um para o Brasil aos 15.

Ainda sobrou tempo para Gadeia ampliar o marcador. Faltando pouco mais de 1 minuto para o intervalo, o ala faz boa jogada pela esquerda, passa para Jé, que faz o trabalho de pivô e rola a bola para o próprio Gadeia finalizar forte, rasteiro, estufando as redes chilenas.

Os brasileiros continuaram com o ritmo forte na segunda etapa e quase marcam o sexto aos 4, após boa jogada de Jé, que viu a bola explodir na trave defendida por Oscar. Mas a torcida voltou a comemorar aos 6, após chute colocado de Neto. O goleiro chileno ainda se esticou, mas não conseguiu chegar na bola.

O grande lance da partida ficou reservado para os pés de Sinoê. O jogador brasileiro recebeu passe próximo da área, deixou o defensor do Chile no chão e chutou forte, no ângulo esquerdo de Oscar e fechar o sétimo gol brasileiro, sendo muito aplaudido pelos colegas de Seleção.

Incansável, o Brasil volta a balançar as redes outras três vezes, com Neto, Pixote e Cabreúva. O último em uma finalizção forte de fora da área que ainda explodiu no travessão antes de ultrapassar a linha do gol.

O próximo desafio do Brasil será a semifinal contra o Paraguai, segundo do Grupo B, às 16h do sábado (21). O confronto ocorre no Ginásio Perinão, em Gramado (RS).

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seleção Brasileira garante vaga no Mundial da Tailândia


Zerosa Filho / CBFS
A Seleção Brasileira de Futsal garantiu vaga no Mundial da Tailândia com uma boa vitória no clássico contra a Argentina. O confronto no Ginásio Perinão, em Gramado (RS), terminou em 3 a 0 para o Brasil, que segue com 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-Americana e agora lidera de forma isolada o Grupo A da competição, com nove pontos.

O duelo começou com os argentinos exercendo uma forte marcação e dificultando as ações do Brasil. Sem conseguir penetrar na defesa adversária, a Seleção Canarinho apostava na troca de passes rápidas para abrir espaço e finalizar de fora da área.

Foi assim que Cabreúva, aos 11, deu trabalho para Elias. Ele limpa a marcação e bate forte, para grande defesa do goleiro argentino. O camisa 9 da Seleção voltaria a fazer uma jogada parecida no minuto seguinte, mas Elias volta a levar a melhor.

A pressão brasileira continuou e quase surtiu efeito aos 14, após jogada individual de Neto. Ele girou em cima da marcação e chutou de esquerda, a bola passou tirando tinta da trave da Argentina.

Até que o placar foi inaugurado em uma jogada ensaiada. Neto cobra a falta com um passe para Falcão, que emenda de primeira e acerta o canto rasteiro, sem chances de defesa para Elias. A torcida presente no Ginásio Perinão faz a festa com o lance.

Mas a Argentina passou perto de deixar tudo igual aos 16, quando Planas acertou um chute forte cruzado, a bola passou por Franklin, mas Jé salvou em cima da linha. A resposta da Seleção Brasileira veio com Rodrigo. No lance seguinte ele cobrou falta com potência e estufou a rede argentina, ampliando o marcador e fechando a vantagem da Seleção antes do intervalo.

Em busca da recuperação, aos argentinos quase conseguem o primeiro quando o relógio ainda marcava um minuto. Em contra-ataque puxado por Calo, a bola vai parar nos pés de Belsito. Ele fica cara a cara com Franklin, mas o goleiro brasileiro mostra agilidade na saída e corta o lance.

Depois do susto a Seleção Brasileira acalmou o jogo e voltou a tomar as rédeas da parida. Gadeia quase marca o terceiro aos 11 em um forte chute de canhota. Elias se esticou para salvar os "Hermanos". Rodrigo também passou perto de marcar o dele, mas Rescia salvou em cima da linha.

De tanto pressionar, o Brasil alcançou o terceiro gol com Jé. O pivô fez boa jogada individual e bateu no cantinho, no contrapé de Elias aos 10. Cabreúva quase marca o quarto após linda tabela com Jé, mas o ala vê a finalização passar direto pela linha de fundo.

O grito de gol ficou engasgado nos argentinos quando Vaporaki aproveitou rebote da defesa brasileira e desviou de cabeça. Mesmo caído, Franklin conseguiu se recuperar e tirou a bola em cima da linha, com um tapa. A jogada decretou o triunfo do Brasil, que carimba o passaporte para a Copa do Mundo na Tailândia.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Brasil mantém 100% de aproveitamento na Eliminatória

A Seleção Brasileira conseguiu manter os 100% de aproveitamento na Eliminatória Sul-Americana aplicando uma goleada em cima do Peru, na noite desta segunda-feira (16), no Ginásio Perinão, em Gramado (RS). Os comandados do técnico Marcos Soratto dominaram a partida e conquistaram o resultado positivo com o placar de 9 a 0.

Disposto a não tomar gol, o técnico Francisco Roose armou o quarteto peruano com uma forte marcação em quadra. A tática forçou os brasileiros a arriscar chutes de longa distância, todos defendidos por Edson, ou se perdendo pela linha de fundo.

Até que Falcão conseguiu furar o bloqueio defensivo do Peru. Aos 9, ele tabelou com Sinoê, apareceu cara a cara com Edson e toca por baixo do goleiro, inaugurando o marcador da partida.
Falcão e Rodrigo marcaram gols na goleada que a Seleção Brasileira aplicou no Peru

Pressionando e chegando ao ataque com muita intensidade, os brasileiros aumentam a vantagem aos 10. Cabreúva faz boa jogada individual e chuta forte, estufando as redes sem dar chances de defesa. A retranca peruana desmoronou com o nervosismo da equipe e, aos 13, Neto avançou pelo lado esquerdo e soltou o pé. Edson ainda chegou a encostar na bola, mas não evitou o terceiro gol da Seleção.

A situação peruana fica ainda mais delicada quando a seleção estoura o limite de cinco faltas, faltando pouco mais de 4 minutos para o término do primeiro período. Em duas cobranças de tiro livre direto, Rodrigo marca o quarto e o quinto, aos 15 e aos 16, decretando o triunfo brasileiro antes do intervalo.

O Brasil continuou exibindo um forte ritmo de jogo e voltou a marcar. Pixote abriu espaço pelo meio e arriscou de fora da área, Edson deu rebote e Valdin mostrou o faro de artilheiro, marcando o sexto da seleção Canarinho.

Foi então que brilhou novamente a estrela de Falcão. O camisa 12 rebecebeu na frente, deixou Alejandro no chão e tocou sem dificuldades na saída do goleiro peruano. O mesmo Falcão marca o oitavo brasileiro depois de receber a bola na entrada da área e finalizar na saída de Edson, que tentava evitar o gol aos 11.

Para completar a festa brasileira, Cabreúva volta a balançar as redes aos 16. Ele aparece livre na área após boa troca de passes e chuta a bola na trave. O rebote cai nos pés do próprio ala, que faz o segundo dele na partida sem dificuldades, selando a vitória da Seleção Canarinho.

Depois das duas vitórias, o Brasil encara o clássico Sul-Americano contra a Argentina, às 21h da terça-feira (17), no Ginásio Perinão. As seleções venceram os primeiros jogos e defendem o 100% de aproveitamento na competição. Já os peruanos encaram o Chile, às 15h do mesmo dia.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Seleção Brasileira estreia com goleada na Eliminatória



Zerosa Filho / CBFS

Brasileiros comemoram gol na partida
A Seleção Brasileira estreou na manhã deste domingo (15) na Eliminatória Sul-Americana para a Copa do Mundo de Futsal com uma incrível goleada de 15 a 1 sobre a Bolívia. O palco da partida foi o Ginásio Perinão, em Gramado (RS), cidade que sedia os jogos classificatórios para o Mundial.

Antes do primeiro minuto, Neto sofre falta próximo ao meio da quadra. Na cobrança, a Seleção utiliza uma jogada ensaiada e Pixote aparece livre, tendo o trabalho apenas de tirar do alcance do goleiro Novillo.

O início arrasador do Brasil contaria com o segundo gol pouco tempo depois, também com o camisa 7. Pixote recebe bom passe e toca com estilo por cima de Novillo, a bola encontra o travessão, mas o brasileiro aproveita o rebote para balançar as redes.

Aos poucos a Bolívia foi se encontrando no jogo e conseguiu boas chegadas pelo lado esquerdo de ataque, sempre com Franklin mostrando serviço. Mas a resposta da Seleção foi com o terceiro. Aos 6, Jé se estica para aprovetar um chute cruzado e desvia para o gol, ampliando o marcador.

Para delírio da torcida, o domínio da Seleção foi consolidado aos 8, com gol de Falcão. Ele rouba a bola de Gutierrez, avança pela esquerda e bate forte, sem chances de defesa. O Brasil ainda faz o quinto no primeiro período. Aos 11, Valdin aproveita finalização de Jackson e desvia em cima da linha, com Novillo já batido no lance.

A Seleção chega ao sexto em mais uma cobrança de falta ensaiada. Valdin rola para Neto, e o fixo coloca no fundo do gol. Para fechar os 20 minutos iniciais, Falcão faz mais dois e deixa o Brasil com 8 a 0 de vantagem no placar.

Na volta do intervalo, os bolivianos conseguiram o primeiro gol com jogada individual de Garcia. Mas o lance não passou de um susto e os brasileiros aumentaram ainda mais o placar, com gols de Rodrigo - no seu característico chute potente -, Gadeia - após rebote em cobrança de escanteio - e Neto - com chute colocado da entrada da área.

A vantagem elástica não deu sossego à Seleção, que voltou a marcar com Jé, aproveitando um passe de Neto, e com Valdin, escorando um chute cruzado. Ainda sobrou tempo para Jackson, aos 14, fazer o 14º gol do Brasil na partida, e Jé, aos 16, ampliar o marcador para 15.

A Seleção agora volta as atenções para o Peru. As equipes se enfrentam na próxima segunda-feira (16), no Ginásio Perinão. O duelo está marcado para 19h15min, em Gramado (RS).